sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Lição em Foco (Lição 2)

Texto Bíblico – Gênesis 1 a 50
Texto áureo – Gênesis 12.1



Como criador, Deus é senhor sobre tudo e todos. Ele não apenas nos criou, mas, também, abençoou, fazendo-nos a sua imagem e semelhança, isto é, nos   deu dignidade, nos fez diferentes   de todas as demais criaturas: só o   homem possui uma consciência,   discernindo entre o bem e o mal;   pode pensar, escolher. Ele ainda   deu significado a nossa   existência: somos mordomos de tudo que criou. Deu um propósito, um ideal de vida: viver para sua honra e glória, mediante a observação de seus preceitos, em comunhão com ele, em adoração. Ele nos proveu de tudo quanto necessitamos, nos deu a família para que "não vivêssemos só", mas tivéssemos companheirismo e compartilhássemos do seu poder criador, gerando filhos.

Se colocamos tudo a perder por causa do pecado, a graça de Deus é sempre maior que o pecado. Tudo depende de como vamos reagir. Não façamos como Caim que insistiu no caminho da perdição e se tornou exemplo de rebeldia; mas como Abel que, mesmo sendo martirizado, se transformou em símbolo de fidelidade. Vamos lembrar que, por meio do nascimento de sete, Deus está sempre a nos dizer: eu posso e quero começar de novo!
Se olharmos para o mundo, veremos muita violência e corrupção. Talvez sejamos tentados a pedir um dilúvio ou
que Deus execute seu juízo, imediatamente. Lembremos da sua graça oferecendo àquela geração a oportunidade de salvação: foram 120 anos de pregação e convite amoroso. Agora temos mais que uma arca. Temos o sacrifício de Cristo a apresentar e oferecer ao pecador a oportunidade da salvação. Não nos cansemos de pregar!
Após o recomeço de Deus em Noé, o povo volta a pecar. A torre de babel representa a nossa sociedade hoje, tentando a construir suas vidas à parte do governo de Deus, da sua palavra. No entanto, Deus insiste com o homem para que desista de uma rota cujo fim será a autodestruição. Ele quer que sejamos seus instrumentos nesta batalha.
A aliança de Deus com Abraão, Isaque e Jacó, formando seu povo Israel, era para "abençoar todas as famílias da terra". Todos eles foram alcançados e usados, apesar de seus altos e baixos por causa da "justiça que vem pela fé". Nós somos o resultado dessa aliança. Nós que estamos e esperamos em Cristo, muito mais devemos imitar os patriarcas, vivendo como peregrinos nesta terra, buscando esta "justiça que vem pela fé" e "vivendo pela fé“.
Texto retirado: Revista jovem Cristão – ATITUDE

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL – DOMINGO 09:00H

Convidamos você jovem e toda sua família para participar dos ensinamentos ministrados na escola bíblica dominical. Uma chance excepcional de conhecimento, crescimento espiritual e fortalecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário