quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

A Lição em Foco

Santidade ao Senhor (Lição 5)

Praticamente todos os comentaristas bíblicos fazem uma associação entre a lepra e o pecado. Tal como o pecador, o leproso não podia curar-se a si mesmo; nem se autoproclamar limpo quando sarava: exigia a intervenção do sacerdote (divina). Ele também tinha que confessar que era leproso. Somente após a apresentação do sacrifício substitutivo da culpa era declarado limpo (Jo 1.29; Rm 3.12,23; 10.9; 1Jo 1.7-9). Ali também, todos eram pecadores; mas como é maravilhoso saber que, tanto lá como cá, havia e há provisão mais que suficiente para a cura do pecador; e, em Cristo, que cumpriu todas as exigências da lei, podemos alcançar o ideal de Deus servindo-o em santidade de corpo e alma (2Ts 5.23). Tudo apontava para a suficiência do sacrifício de cura para aquela época. Por que, hoje, seria obrigado a curar? O crente deve se submeter as mesas orientações: tratamento clinico e busca da intervenção divina por meio da oração (Tg 5.13-16).
O grande dia do perdão era o ato mais importante realizado pelo sumo sacerdote em favor do povo; pois era somente uma vez por ano, e se levava sangue do animal sacrificado e incenso para dentro do Santo dos santos, simbolizando a perfeição do sacrifício de Cristo por nós – ele perdoa, tira a culpa e intercede, pois foi o único, completo e para sempre. Observe que era necessário, também, purificar o santuário e o altar dos holocaustos; pois estavam no meio de um povo pecador (v. 16-19). Tudo isso prefigurava o sacrifício de Cristo, pois, após a sua morte a ressureição, entrou no céu, prefigurada pela entrada do sumo sacerdote no Santo dos santos, abrindo o caminho, pela fé em seu sacrifício, a todo pecador para sua salvação (2Co 5.21; 1 Pe 2.24; Ef 2.8-10; Hb 9.11,12).
Nos capítulos 18 a 20, parece que Deus está escrevendo especialmente para nossa sociedade. Nas questões sexuais, o mundo tem pensado, praticado, legislado de forma frontalmente contraria à especificada por Deus em sua Palavra. Sabemos, pela própria Palavra que seria assim, no entanto, lembrando que esses pecados foram, através da história, sempre os motivos principais do agir de Deus em disciplinar, trazendo seu juízo. O crente deve lembrar que sua santidade não e para separa-lo das pessoas, muito embora, às vezes, isso é necessário, mas para torna-lo o mais parecido possível com seu Deus. O capitulo 19, com suas leis sociais, nos ensina que Deus quer prover, por meio de nós, para o pobre, o desfavorecido, aquele que precisa de ajuda. É possível contextualizar estes princípios para os nossos dias como fez a igreja cristã primitiva dentro da realidade que viveu (v. 9-10). Temos, também, o grande princípio da justiça, especialmente para os juízes, tribunais e altas cortes (v.15). Num tempo de internet com suas redes sociais, o versículo 16 merece uma atenção especial quanto a divulgar maledicências sobre o próximo. O versículo 28 deve fazer os filhos de Deus refletirem sobre tatuagens, piercings e outras práticas modernas. Finalmente o capitulo 20 coloca as questões do espiritismo, da idolatria, do adultério e do homossexualismo, todos o centro da vida moderna, como padrões abomináveis ao nosso Deus.

Texto retirado da revista ATITUDE - Revista do Jovem Cristão - Ano CIX.
Você quer crescer espiritualmente com saúde? Participe da E.B.D. (Escola Bíblica Dominical), ás 09:00 na P.I.B. (Primeira Igreja Batista); GUARIBA-SP.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Pequenos Grupos - 27/01/2015

Pequenos Grupos

Hoje ás 19:30 na casa do Pastor Joel.

O Objetivo do Pequenos Grupos é única, divulgar a palavra de Deus para que todos conheçam, para isso, tragaram pessoas que nunca ouviram falar de Deus, ou que conhecem e estão afastados dos caminhos do Senhor. A casa do Pastor é atrás da Primeira Igreja Batista, a primeira da esquina, contamos com a presença de todos, peço que divulguem para todos! Obrigado e Deus abençoe.



segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Juri Simulado

Juri Simulado

Pena de Morte


Dia 24/01, teremos o "Juri Simulado" que será realizado no templo da PIB Guariba. O "Juri Simulado" terá pessoas argumentando a favor do caso tratado, e pessoas contra, e no fim uma definição bíblica. O evento será realizado ás 19:30h, convidamos a todos para estar conosco neste dia, chame a família, amigos, etc. Contamos com a presença de todos vocês! Obrigado e Deus abençoe.



segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Fica Dica Filme - Deus Não Esta Morto

Fica Dica Filme - Deus Não Esta Morto

E ai galera!
  Esse é o nosso primeiríssimo Fica a Dica de 2015! Mãos Batendo Palmas, Aplauso, Aplaudindo, EmoticonMãos Batendo Palmas, Aplauso, Aplaudindo, EmoticonMãos Batendo Palmas, Aplauso, Aplaudindo, EmoticonMãos Batendo Palmas, Aplauso, Aplaudindo, EmoticonMãos Batendo Palmas, Aplauso, Aplaudindo, EmoticonMãos Batendo Palmas, Aplauso, Aplaudindo, EmoticonMãos Batendo Palmas, Aplauso, Aplaudindo, EmoticonMãos Batendo Palmas, Aplauso, Aplaudindo, Emoticon

  Pra começarmos bem que tal já marcar uma sessão pipoca com a galera?

  A dica de hoje é de um filme muito show chamado GOD'S NOT DEAD (DEUS NÃO ESTA MORTO)...A trama se desenrola em torno de um calouro de filosofia que é junto com a sua turma desafiado a escrever em um papel Deus está morto e entregar ao seu professor(ateu), ele é o único a recusar a oferta e a partir desse ponto é que tudo começa, o professor o desafia a fazer três palestras para a turma provando a hipótese de que Deus não morreu e ele fara o contrário...

  Bom só vou contar até ai e fala sério só por ai já da vontade de ver no que vai dar né? O filme realmente é muito bom e conta com a participação dos Newsboys(quem quiser clica ai pra ouvir um pouco deles no site vagalume) alias o nome do filme também e o nome de uma de suas músicas God's Not Dead.
  É uma ótima pedida pra quem ta de féria e não tem nada pra fazer kkkk bom é isso galera, Fica dica fica por aqui...flw!Mão Símbolo de Paz e Amor V de Vitória Emoticon

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Lição em Foco (Lição 2)

Texto Bíblico – Gênesis 1 a 50
Texto áureo – Gênesis 12.1



Como criador, Deus é senhor sobre tudo e todos. Ele não apenas nos criou, mas, também, abençoou, fazendo-nos a sua imagem e semelhança, isto é, nos   deu dignidade, nos fez diferentes   de todas as demais criaturas: só o   homem possui uma consciência,   discernindo entre o bem e o mal;   pode pensar, escolher. Ele ainda   deu significado a nossa   existência: somos mordomos de tudo que criou. Deu um propósito, um ideal de vida: viver para sua honra e glória, mediante a observação de seus preceitos, em comunhão com ele, em adoração. Ele nos proveu de tudo quanto necessitamos, nos deu a família para que "não vivêssemos só", mas tivéssemos companheirismo e compartilhássemos do seu poder criador, gerando filhos.

Se colocamos tudo a perder por causa do pecado, a graça de Deus é sempre maior que o pecado. Tudo depende de como vamos reagir. Não façamos como Caim que insistiu no caminho da perdição e se tornou exemplo de rebeldia; mas como Abel que, mesmo sendo martirizado, se transformou em símbolo de fidelidade. Vamos lembrar que, por meio do nascimento de sete, Deus está sempre a nos dizer: eu posso e quero começar de novo!
Se olharmos para o mundo, veremos muita violência e corrupção. Talvez sejamos tentados a pedir um dilúvio ou
que Deus execute seu juízo, imediatamente. Lembremos da sua graça oferecendo àquela geração a oportunidade de salvação: foram 120 anos de pregação e convite amoroso. Agora temos mais que uma arca. Temos o sacrifício de Cristo a apresentar e oferecer ao pecador a oportunidade da salvação. Não nos cansemos de pregar!
Após o recomeço de Deus em Noé, o povo volta a pecar. A torre de babel representa a nossa sociedade hoje, tentando a construir suas vidas à parte do governo de Deus, da sua palavra. No entanto, Deus insiste com o homem para que desista de uma rota cujo fim será a autodestruição. Ele quer que sejamos seus instrumentos nesta batalha.
A aliança de Deus com Abraão, Isaque e Jacó, formando seu povo Israel, era para "abençoar todas as famílias da terra". Todos eles foram alcançados e usados, apesar de seus altos e baixos por causa da "justiça que vem pela fé". Nós somos o resultado dessa aliança. Nós que estamos e esperamos em Cristo, muito mais devemos imitar os patriarcas, vivendo como peregrinos nesta terra, buscando esta "justiça que vem pela fé" e "vivendo pela fé“.
Texto retirado: Revista jovem Cristão – ATITUDE

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL – DOMINGO 09:00H

Convidamos você jovem e toda sua família para participar dos ensinamentos ministrados na escola bíblica dominical. Uma chance excepcional de conhecimento, crescimento espiritual e fortalecimento.

domingo, 4 de janeiro de 2015